Alugar um apartamento pode significar um grande momento da vida de uma pessoa, de um casal ou de uma família. Mas, antes de começar a planejar a mudança e pensar na decoração, é preciso ter cuidado e critérios na escolha desse novo imóvel.


A avaliação é trabalhosa, porém essencial para evitar futuros problemas e dores de cabeça.


Tudo pode acontecer na hora da locação de um imóvel:

Infiltrações nas paredes, janelas que não abrem, armários com defeitos, solicitação de documentos inesperados.

É preciso que você esteja preparado e, principalmente, muito bem informado, uma vez que nem todos os acontecimentos vão depender de você.

A visita ao imóvel é o principal momento para avaliar e decidir se o apartamento que você está interessado é realmente a melhor escolha para morar.

Há detalhes importantes que podem passar despercebidos durante a visita e só serão descobertos quando você estiver morando no apartamento.

Para te ajudar nessa avalição do seu novo imóvel fizemos uma lista com alguns detalhes que você deve se atentar antes da locação.

1 – Defina suas necessidades: Antes de sair pela cidade procurando um imóvel é preciso ter em mente qual a sua necessidade. Quantas pessoas irão morar no apartamento? Um quarto basta ou serão necessários dois ou três? É importante ter sacada? Quero um condomínio com área de lazer ou não? Ter em mente tudo o que é importante para você é essencial na busca de um novo imóvel para morar.


2- Localização: Nesta etapa é importante ser prático, realista e objetivo. Verifique o tempo que gastará até chegar ao seu trabalho nos horários habituais, observe o entorno e veja se há comércios e serviços disponíveis para o seu dia a dia. Percorrer as ruas próximas ao imóvel e, se possível, converse com os moradores sobre o bairro e a segurança no local.


3- Gastos: Além do valor da locação, é preciso ter em mente que surgirão outros gastos como despesas com condomínio, IPTU, e eventualmente, despesas extras. O recomendado é que os valores totais com o imóvel não ultrapassem o equivalente a 20% dos seus rendimentos mensais.


4- Documentação: A documentação solicitada pode mudar de uma imobiliária para outra. Geralmente, são cópias autenticadas de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento e comprovante de renda.

Certifique-se que você não está com nenhuma documentação irregular. Também é comum que o locatário defina algumas garantias de pagamento, como a utilização de fiador, seguro fiança ou depósito antecipado. Nesta área, a Capuano conta com o Aluguel Garantido, em que o locatário fica despreocupado quanto à inadimplência.


5 – Animais de estimação: É importante saber se o local aceita animais de estimação, já que muitos condomínios ainda têm restrição quanto aos bichinhos. Portanto, essa avaliação deve ocorrer mesmo que você não tenha um animal.

Além disso, caso o condomínio aceite animais de estimação, você terá que seguir regras e estará ciente de que seu vizinho pode ter um animal e terá que lidar com alguns barulhos.


6 – O bom e velho bate-papo: Converse com o síndico e procure conhecer as regras do local. Todos os condomínios contam com manual de convivência e horários e o entendimento dele pode evitar desentendimentos e decepções no futuro.