Com aproximadamente 464.983 mil habitantes,  São José do Rio Preto é considerada a 3ª melhor cidade do país para viver.

Segundo os dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), a cidade é uma das melhores do país para viver. Os dados analisados são feitos com base em indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico.

A região possui uma das taxas mais altas de escolaridade, 98% para crianças de 6 a 14 anos, além de possuir um crescimento relevante na escolaridade dos empregos formais, 51.4% para empregos com níveis de ensino médio completo e superior incompleto.

O município dispõe de grande oferta de vagas de trabalho, cerca de 76.1% concentram-se no setor industrial, recebendo grandes investimentos anualmente.

A cidade atrai investidores, grandes empresas e tem grande fluxo migratório em busca de empregos formais.

Respiramos sustentabilidade! Tricampeão no Prêmio Município Verde Azul

Rio Preto se destaca também pelos altos índices de sustentabilidade, levando, por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2020), o 1º lugar no Prêmio Município Verde Azul, projeto da  Secretaria Estadual de Meio Ambiente, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o propósito de apoiar as gestões sustentáveis e a valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo é auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Empreende Rio Preto

O Empreende Rio Preto faz parte de um programa que compreende uma série de ações para transformar nossa cidade em uma referência empreendedora, desde aprender uma nova profissão até melhorar a qualificação de quem já está inserido no mercado de trabalho, através de cursos gratuitos para capacitação dos interessados.

Os cursos oferecidos são em diversas áreas, como garçom, operador de empilhadeira, montagem e manutenção de computadores, manicure e pedicure, entre outros.

Na primeira edição do evento, em 2017, feita no calçadão, mais de 3 mil pessoas foram atendidas e, nas edições seguintes, o número em atendimentos foi recorde.

Já em 2019, a prefeitura de Rio Preto recebeu dois prêmios em reconhecimento, apoio e desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A gratificação foi oferecida pelo Sebrae São Paulo e a cidade concorria às categorias “Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI” e “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, levando o primeiro e terceiro lugar, respectivamente.

Com um crescimento superior às demais regiões, sendo polo regional e referência nas mais diversas áreas, Rio Preto segue no caminho certo há 169 anos!